Excursão Festival da Pinga de Paraty 2017

Excursão, Hospedagem e transporte para o Festival da Pinga de Paraty 2017. Excuna All Inclusive + Festa na pousada com churrasco com DJ e pagode incluso. Transporte saindo do Rio dia 19/08. Pacotes completos a venda a partir de R$550,00 (1º lote)

Alambiques de cachaça

Acredita-se que, a partir de 1600, a bebida tenha começado a ser alambicada em terras paratienses. E, mesmo sem ter sido pioneira na produção da aguardente de cana, Paraty - " quer pelas suas terras, quer pelas suas águas ou lenhas" ou ainda pelos segredos da propria alambicagem - foi a mais importante região produtora de pinga no Brasil Colônia. Não apenas na Corte como na Colônia, todos pediam uma dose de paraty quando desejavam uma simples aguardente.

A pinga produzida em Paraty fez tanta fama pela sua qualidade, segundo Monsenhor Pizarro e outros historiadores, que custava mais caro que todas as demais comercializadas no país; e sua importância sócio-econômica foi tão grande desde 1700 que acabou emprestado a seu proprio nome (paraty) como sinônimo de aguadente até meados do século XX. E, embora aquele nome tenha perdido seu significado como sinônimo, a cidade vem organizado, desde 1983, o Festival da Pinga, criado pela Associação Comercial e Industrial, objetivando basicamente a divulgação do mais famoso produto local, fabricado há mais de 300 anos, sempre de modo artesanal.

Dos mais de 100 alambiques de aguardente que funcionaram no município a partir de meados de 1700, a cidade conta hoje apenas com 6, todas de qualidade inigualável e consideradas por peritos em aguardente - como os membros da Academia Brasileira da Cachaça e da Confraria do Corpo Furado, ambas do Rio de Janeiro - como as melhores dentre as milhares de pingas alambicadas de hoje em dia.

Conheça alguns alambiques:

 

Coqueiro

Excursão Realização do evento Pousada Parceiros
Prefeitura de ParatyTurismo Paraty Che Lagarto Paraty RJ Sanduiche natural Nutry Mix FabricandoSite